27 de abr. de 2011

Construção com Terra - Domo de Tijolos de Adobe


E aí está!

Conforme prometi na postagem MAKING OF DA PRODUÇÃO DE 2.700 ADOBES - Do Curso Construção com Terra de Gernot Minke no Tibá , aí estão as fotos que tirei em Agosto de 2010, do domo construído no curso em outubro de 2009.
Esta é a vista da entrada do domo onde se pode ver a pequena clarabóia em cima, a escadaria de acesso em pedras, a entrada em arco de tijolos de adobe e a cobertura verde feita de grama.

De dentro do domo se vê a clarabóia e se constata o perfeito assentamento dos adobes (em formato de trapézio arredondado numa das laterais) que compõe a cúpula. Já no arco de entrada foram usados tijolos retangulares de adobe.



A sensação térmica e acústica dentro do domo é indescritível. Pura segurança e bem estar!

A metade inferior da construção foi erguida com pedras grande assentadas e revestidas com a mesma massa usada para fazer os adobes. (Para saciar sua possível curioside, essas estruturas em pé aí são partes de uma geodésica de bambu, que vou falar num outro artigo aqui no blog)
A vista dos jardins a partir do interior do domo.

Aqui, a parte traseira do domo, coberto de grama. Note que a parte inferior externa recebeu super-adobe (terra ensacada) e também pneus reutilizados, para auxiliar na contenção.

Pronto, promessa cumprida!


 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...