1 de mai. de 2011

Pallets ou Paletes reutilizados: Opção ecológica para construir, reformar e decorar


Vou começar esse mês de Maio, falando sobre o uso de paletes na construção e decoração de interiores e jardins.
Antes porém, é preciso saber o que são pallets ou paletes.

Primeiro, quanto a grafia. Os dois termos estão corretos, sendo que o primeiro é em Inglês e o outro em Português. Porém como "pallet" é mais chique, é usado pelo pessoal da arquitetura e decoração, enquanto "palete" pelo pessoal do setor de transportes de cargas e logística em geral.

Agora a definição: Pallets são estruturas super reforçadas feitas de madeira, aço ou plástico, utilizadas para acomodar e transportar mercadorias e cargas pesadas.
Estamos falando aqui sobre os que suportam até 1500Kg, são feitos de madeira de lei, madeira dura e madeiras tropicais como: cambara, peroba, canafistola, jatobá, peroba rosa, guarucaia, paraju, sucupira, angelim, cedro, cedrinho, massaranduba "maçaranduba", cumaru, cabriuva, ipê, pinho, dentre outras.

Um detalhe bem bacana é que muitas empresas que alugam e comercializam pallets, engajadas na preservação ambiental, se preocupam em trabalhar com madeiras originárias de reflorestamentos legalizados pelo IBAMA e a Agencia Estadual do Meio Ambiente.

Os principais motivos de eu defender o uso de pallets na construção e decoração, são: a retulização da madeira, um material nobre, caro e cuja extração demanda um enorme volume de emissão de CO2 e se não for controloda acaba por devastar o meio ambiente com o desmatamento.
Outra boa razão para usar palletes está diretamente ligada ao bolso, com preços a partir de R$5,00. A questão é procurar bastante e negociar o preço na hora da compra.
As madeiras utilizadas nos pallets também passam por tratamentos, como a sua higienização  seguindo normas da Agência de Saúde.

Há no mercado palletes usados para locação e venda com medidas e capacidades de carga diversas e empresas que fazem projetos de pallets sob medida. Então fique ligado nos nomes, desenho e medidas na hora de planejar o seu projeto para comprar as peças certas.
Algumas medidas padrão como exemplo:
Esse aqui é o PRI I com 1,20m de comprimento, 1,00m largura e 14,5cm de altura

Esse outro é o Euro de 80cm de largura e comprimento e 14,5cm de altura
E tem muito outros modelos e tipo feitos de madeiras diferentes também, é só pesquisar e encontrar os mais adequados ao seu projeto.
No Rio de Janeiro e nas demais capitais podem ser encontrados desde em brechós de beira de estrada, até empresas organizadas como a Força Pallete e a Tarin que apesar de sediada em São Paulo, também atende no Rio.
Ambas afirmam trabalhar com madeiras certificadas, o que é um alento para nós que queremos construir, reformar e decorar sem peso na nossa consciência e comprometimento ecológico.

Continuando a nossa jornada, você vai poder conferir daqui pra frente outros posts sobre 5 Fantásticas Construções com Pallets, 10 Idéias de Móveis de pallets, Camas de Palletes, Sofás de pallets, Poltronas e Espreguiçadeiras de pallets, vai ver um Escritório inteirinho feito de pallets, Mesas de Pallets e muito mais, com direito a DIY (Do it yourself) e tudo mais.

Acompanhe de perto e me diga o que está achando.


Licença Creative Commons
A obra Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução de Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com/p/contato.html.creative

5 comentários:

Catia disse...

Boa tarde,tenho alguns paletts, e estou querendo saber se consigo fazer pequenos móveis..ele ja foram utilizados para carga, sera que consigo aproveitar??

Catia disse...

Tenho alguns pallets,e gostaria de reutiliza-los para pquenos moveis..será que consigo.Poid ja foram utilizados para carregar cargas.

Catia disse...

Tenho alguns pallets que ja foram utilizados para carga.Godtaria de saber se consigo reutilizar para fazer pequenos moveis.

Unknown disse...

Catia, estou fazendo um sofá com pallets... Se você tratar a madeira, dá pra fazer muita coisa!!! Inclusive, alguns móveis são pintados, então não importa para quê foram utilizados antes.

Unknown disse...

Catia, eu estou fazendo um sofá com pallets usados para carga. Depois de pintados, nem dá pra saber de onde vieram!!! Fica muito bom!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...