11 de mai. de 2011

5Rs e consumo consciente - Afinal, o que tem isso tem a ver com Bioarquitetura e Bioconstrução?

Você já deve ter notado que uma das categorias que uso como marcador aqui no Blog é intitulado 5 Rs.

Mas afinal, o que é isso e o que tem a ver com arquitetura, urbanismo, construção, reformas, decoração, design, arte e artesanato ecológico e sustentável?


Em resumo, os 5Rs são conceitos que levam o consumidor a só comprar e utilizar tudo o que adquire de forma eficiente, responsável e consciente.

O assunto dá muito pano p´ra manga, mas vou dar o ponta pé inicial com o texto bem descomplicado que retirei do site Doce Limão.

5Rs são as ações práticas abaixo que, no dia a dia, podem propiciar a redução do impacto no meio ambiente. através do estímulo ao consumo consciente. São elas:

1 - Repensar os hábitos de consumo e descarte
Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Prefira embalagens de papel e papelão.

Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente).

Utilize lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo e descarte.

2- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia.
Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!

3 - Reduzir o consumo desnecessário
Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais. Adote a prática do refil.
Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel.

Faça bijouterias, brinquedos e presentes personalizados reutilizando materiais. Invente novas receitas e reaproveite de forma integral os alimentos. Alugue equipamentos. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso. Diga não ao consumismo: sua prosperidade agradece.

4 - Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar
Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens.
Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Ofereça vários tipos de oficinas de sucata.
Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

5 - Reciclar materiais
O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho.
Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, etc.

Assista também esse vídeo e saiba como a Obsolescência Programada se tornou o maior vilão contra os 5Rs do consumo consciente.

Fazendo uma ligação dessas ações práticas à boa parte dos assuntos que trato aqui no blog, você já entendeu o recado não é?!

Afinal, incluindo a prática dos 5Rs nos seus próximos projetos, construções, decorações e reformas, você também estará contribuindo para um mundo melhor.
Você tem mais ideías a acrescentar? Fique a vontade para comentar.


2 comentários:

Prycila Patrício disse...

Gostei demais da postagem. e como quero mt colocar em prática, vou postar tb no meu blog. tudo bem? claro que terão os devidos créditos.

Lecy C. Picorelli disse...

Olá Pricyla,

Que bom recebê-la aqui!

Fique a vontade para fazer a ponte que propõe das idéias dos meus posts. Temos mesmo que propagá-las ao maior número possível de pessoas.

Volte sempre! Comente, acrescente...tudo isso é muito bem vindo.

Um abraço,

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...