11 de mai. de 2011

Tudo sobre Pallets

E chegamos na postagem de número 12 da série sobre o uso de pallets reutilizados na construção, decoração e reformas.

Abaixo das imagens com mais idéias de uso, você vai conferir Tudo sobre Pallets que eu descobri!
Uma summer house feita de pallets
Isso não significa que não falarei mais de pallets aqui no blog, pois sempre que eu encontrar algum novo uso ou idéia bacana, colocarei aqui para aumentar a coleção de possibilidades que os pallets nos permitem explorar.

A casinha de cachorro feita de pallets
Comecei essa série falando das características dos pallets e conforme pesquisava mais informações obtinha. Assim, neste post vou dar mais algumas características e definições dos pallets que você poderá encontrar quando sair para comprar os seus.


Armário feito de pallets
Horta caseira feita de pallets


Garagem feita de madeira de pallets

Fiquei muito satisfeita em cumprir a missão à que me propus, pois também pude aumentar mais ainda os meus conhecimentos sobre pallets e descobri quantas utilidades podemos dar ao material.
<>    
Escadaria de pallets

Caminho de pallets

A seguir você saberá muito mais informações sobre os pallets.

O que é Pálete?

Pallets, palavra de origem inglesa, que em português/BR se escreve pálete, é um estrado de madeira, que também pode ser confeccionado em metal ou plástico e que tem a finalidade de servir na movimentação de cargas, como elemento de otimização logística.

Através do uso de empilhadeiras, a operação com pallets facilita os trabalhos diminuindo sobremaneira a utilização da mão-de-obra e economiza tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias.

Outras vantagens com o uso dos pallets são a racionalização dos espaços de estocagem, diminuição dos danos em produtos, possibilidade de melhor utilização dos espaços verticais e principalmente a redução dos custos homem/hora.

Os pallets de madeira, confeccionados basicamente com madeiras de eucalipto e de pinus, oferecem toda a segurança necessária tanto para armazenagem quanto para transporte de mercadorias.


São fabricados em conformidade com a necessidade dos consumidores que quando realizam suas cotações informam sempre o peso dinâmico e estático que o pallet deverá suportar, suas medidas de largura, comprimento e altura e ainda se o material a ser paletizado necessita que os pallets sejam vazados ou com face superior fechada.

Pallets para Exportação

Pallets para exportação podem ser construídos em qualquer modelo e tamanho para serem acomodados em cargas aéreas, marítimas ou terrestres. O que define seus tamanhos são os espaços que o pallet utilizará quando do transporte.
Seus tamanhos são dimensionados para melhor aproveitamento de espaços em aviões ou containers ou carrocerias, de modo a minimizarem os custos de transporte através de um carregamento que de forma perfeita, ocupe os compartimentos onde serão transportados.

A diferença básica entre pallets exportação e pallets para mercado interno, são os tratamentos fitossanitários que recebem, com o objetivo de serem eliminadas quaisquer espécies de seres vivos que possam existir nas madeiras, impossibilitando-se assim a disseminação de pragas e doenças entre os países.

Estes tratamentos são realizados hoje por duas formas:

1) - HT (ar quente forçado), realizados em estufas onde os pallets são submetidos a altas temperaturas por um determinado tempo, considerado cientificamente suficiente para eliminação de todas as pragas. Esse tipo de tratamento não impregna os pallets com produtos tóxicos sendo os mais indicados para a reutilização em habitações e mobiliários.

2) - MB (fumigação com o produto químico BROMETO DE METILA) cujo prazo final para uso do produto é o ano de 2015, vez que os efeitos do produto ferem a camada de ozônio, por isso considerado maléfico à natureza. Nas exportações são necessários certificados de tratamento dos pallets, que são emitidos pelas empresas credenciadas.

A dica, portanto é que você fique de olho no tipo de tratamento do pallet que vai comprar, preferindo os que recebem tratamento mais ecológico (HT).

Pallets usados

Pallets usados são pallets recolhidos por empresas especializadas na tarefa de limpar esses produtos que se amontoam em outras empresas que consomem os produtos que lhes chegam paletizados.

É grande a frequência de pallets recebidos no Brasil por importação de mercadorias, por isso é muito comum localizar tais pallets nos comércios de pallets usados.

As empresas que trabalham com pallets usados, oferecem um ótimo serviço de reciclagem, reaproveitamento dos próprios pallets ou transformação destes em cavacos para produção de energia. Promovem a reforma desses pallets e os recolocam no mercado, evitando assim que muitas árvores sejam abatidas para produção de madeira para pallets novos.

Desta forma, alem de oferecerem produtos a baixo custo para a indústria, proporcionam um grande favor ao meio ambiente.

Dentre os pallets usados, são comercializados todos os tipos de pallets onde podem ser encontrados lotes com medidas definidas produzidos pelo ato de seleção destes pallets usados.

Pallets reversíveis


São pallets cuja composição (iguais para face superior e face inferior), possibilita sua utilização por qualquer um dos lados (superior e inferior).

Geralmente construídos com duas entradas, são recomendados e apropriados para prateleiras porta-pallets e também para superposição de cargas com superfícies regulares e ideais para movimentação interna de mercadorias.

Pelo fato de consumirem mais peças de madeira, geralmente são mais resistentes a peso e sua durabilidade também é maior.

Pallets reformados

O Comércio de pallets reformados está presente também à disposição dos consumidores.

O trabalho de reforma de pallets está mais direcionado aos pallets de medida padrão, tais como pallets PBR, pallets Euro, Pallets CP1, CP2 e CP3 entre outros.

Os comerciantes deste setor fazem coleta ou compra mais seletiva e, por isso, se diferenciam um pouco dos que comercializam pallets usados que, por sua vez, também acabam reformando pallets para recolocação no mercado.

Existem empresas que diferentemente das que fabricam pallets novos, colocam apenas sua mão-de-obra para retirada de pallets de outras empresas, para reforma e devolução dos mesmos, cobrando apenas mão-de-obra, material usado na reforma e encargos onde estão inclusos seus lucros.

São estas as empresas prestadoras de serviço no setor de paletização que também contribuem para que menos árvores sejam derrubadas e assim prestam um bom serviço ao meio ambiente

Pallets de quatro entradas   

        
Pallets quatro entradas, conforme o próprio nome já diz, possuem quatro entradas para empilhadeiras ou carros paleteiros.

São confeccionados com tábuas superiores que de igual forma aos pallets duas entradas, podem ser vazados ou face superior fechada (assoalhados).

Possuem tábuas intermediárias e sua principal característica são os pés montados com pedaços de pontaletes (tocos) que estabelecem sua sustentação e possibilitam que empilhadeiras e carros paleteiros possam entrar pelos quatro lados.

Pallets de quatro entradas tanto são utilizados como pallets descartáveis, pallets movimentação (estocagem) ou pallets retornáveis.

Pallets PBR

O Pallet PBR foi introduzido no Brasil em 1990 pela Associação Brasileira de Supermercados e por entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP) assessorados pelo (IPT-USP) Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo.

Os pallets PBR têm medidas padronizadas de 1000mm x 1200mm, possuem número de peças (tábuas superiores, tábuas intermediárias, tocos e tábuas inferiores) com quantidades e medidas padrão e possuem gravação a fogo nos tocos, mostrando o fabricante, o mês e o ano da fabricação.

Funcionam como vasilhames, pois suas características permitem que haja troca destes vasilhames entre empresas que utilizam o mesmo modelo e sua estrutura reforçada mostra que existem ainda em uso, pallets PBR com até quinze anos em atividade.

Pelo fato de possuir uma medida padronizada (1000x1200mm), o modelo é utilizado por praticamente toda a cadeia produtiva do país, fazendo com que muitos comércios de pallets usados tenham seu negócio diretamente voltado à comercialização de PBR usado. Este fato faz com que muitos pallets PBR furtados estejam presentes num comércio cujas peças não possuem origem legal.

Pallets movimentação (estocagem)

Pallets movimentação (estocagem), são concebidos para, como sua denominação sugere, estocar mercadorias e facilitar sua locomoção de um para outro local.

Como estes pallets não sofrerão os impactos do transporte, terão durabilidade maior e precisam possuir uma estrutura tal que suporte diferentes quantidades de peso, pois nem sempre as mercadorias que recebem possuem os mesmos pesos, alem do que, precisam suportar empilhamentos.

Via de regra, quem compra pallets para movimentação, opta quase sempre por pallets duas entradas que se apóiam melhor no solo ou em prateleiras, são mais resistentes e possuem custos não superiores aos pallets quatro entradas.

Pallets face superior fechada – Pallets assoalhados         
        
Pallets com face superior fechada, também conhecidos como pallets assoalhados, são aqueles que como o próprio nome já diz, têm sua face superior diferente dos pallets vazados, ou seja, são totalmente fechados.

Geralmente são utilizados por cartonagens que os adquirem para o complementarem com caixas de papelão, e para minimização de custos usam seu assoalho como fundo, evitando-se assim a colocação de mais uma chapa de papelão.

Resumindo, são mais utilizados para formação dos kits de caixas CKD, que é um Kit composto de container desmontável, formado por envoltórios em papelão de alta qualidade, cantoneiras de madeira, acoplados a pallets de madeira fumigados, formando uma embalagem de alta performance, principalmente para produtos de exportação.

Pallets EURO         
        
Os pallets EURO ou EURO PALLETS, possuem medidas padronizadas de 800x1200mm e é adotado pela comunidade Européia assim como os pallets PBR são aqui no Brasil.

Da mesma forma que existem pallets com medidas 1000x1200mm que não são necessariamente PBR aqui no Brasil, usamos também pallets com medidas 800x1200m que não são necessariamente EURO PALLETS, pois a coincidência existe apenas nas medidas de largura e comprimento, entretanto sua composição (número de peças, medidas de espessura e largura) é diferente daquelas padronizadas para o Pallet Euro.

Os pallets Euro são muito utilizados nas exportações para países onde os compradores exigem que as mercadorias sejam acondicionadas nesses pallets.

Pallets dupla face  
        
São pallets com tábuas em cima e em baixo podendo ser reversíveis ou não e são construídos nos modelos de pallets duas entradas ou pallets quatro entradas

Pallets CP1, CP2 e CP3    
        
Pallets CP1, CP2 e CP3 são partes de um conjunto de modelos que vai de CP1 a CP9 que foram projetados especificamente para uso na indústria química de toda a Europa.

Cada um dos pallets CP possui uma medida padrão, porém no Brasil, das medidas dos CP, as mais usadas são o pallet CP3 com medida padrão 1140 x 1140mm, o CP2 com medida padrão 800x1200mm e o CP1 na medida 1000x1200.

As outras medidas também são usadas basicamente como pallets usados que chegam ao Brasil com mercadorias importadas e podem ser encontrados nos comércio de pallets usados.

Os pallets CP1, CP2 e CP3 são os mais utilizados no Brasil principalmente pela indústria química e por terem medidas padrões definidas, serem conhecidos pelo nome “CP1, CP2 ou CP3”, são como os pallets PBR muito frequentes no comércio de pallets usados.

Pallets retornáveis          
        
Pallets retornáveis são aqueles utilizados onde as empresas possuem uma forma organizada de encaminhar seus produtos, e receber de volta seus pallets para outros carregamentos, geralmente com os custos da embalagem (pallet) diluído em duas, três ou mais utilizações.

Pelo fato de serem classificados como retornáveis, normalmente possuem uma estrutura de madeira e fixação das peças, capaz de suportar os impactos que sofrem durante carregamento, transporte e descarregamento.
Os pallets retornáveis, via de regra possuem um custo maior, entretanto, o custo-benefício acaba sendo maior que os pallets descartáveis.

Pallets descartáveis       


Pallets descartáveis como a própria palavra sugere, são pallets não retornáveis, ou seja, acomodam uma determinada mercadoria onde o custo do pallet está incluso no custo da mercadoria, viaja uma vez e não volta mais.

O fato de um pallet receber a classificação de descartável sugere a quem o compra que o pallet terá um baixo custo, porém erroneamente muitos compradores imaginam que pelo simples fato o classificarem como descartáveis, obrigatoriamente terão que custar pouco.

Imaginemos uma situação onde se precise comprar pallets para exportar em cada um, 1000 kg de papel. Este pallet, para suportar o peso necessário, terá que possuir uma estrutura de madeira (ingrediente principal do pallet) que elevará seu custo, ficando com preço maior que um pallet retornável que precise suportar 200 kg.

Neste caso podemos dizer que o pallet descartável para essa situação custará mais caro que um pallet retornável ou de movimentação interna que deve suportar peso menor.

Esclarecendo, o que determina o custo de um pallet não é necessariamente sua classificação, mas sim a estrutura que o comporá para suportar a carga que se precisa paletizar.


Tratamentos Fitossanitários
  • Triagem - Verificação e seleção de pallets de madeira na importação, seguindo as exigências do Ministério da Agricultura
  • Fumigação - De acordo com as normas de mercado de importação e exportação, a fumigação é feita tanto em cargas soltas como em containers por técnicos especializados.
  • Incineração de resíduos - De Acordo com as normas brasileiras de meio ambiente, os resíduos químicos, tóxicos, farmacêuticos e hospitalares são incinerados.
  • Estação de Tratamento - Espaço exclusivo para a movimentação e tratamento dos pallets contra pragas quarentenárias.
  • Câmara de Calor - As altas temperaturas das câmaras de calor tratam os pallets, retirando a umidade da madeira e evitando o surgimento de pragas.
  • Câmara a Vácuo - O tratamento a vácuo é realizado em espaço seguro, sem agredir o meio ambiente e assegurando total reaproveitamento da madeira.
E ficamos por aqui. Espero que você tenha gostado.

Surgindo mais novidades publico novos artigos.




<> 
<>    

Licença Creative Commons
A obra Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução de Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com/p/contato.html.creative

Um comentário:

grillotamisante disse...

Parabéns pela pesquisa, seleção, síntese e bom gosto.E obrigada por socializar seu conhecimento. Tami Marçal

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...