23 de mai. de 2011

Faça você mesmo! Lustre de embalagens plásticas (DIY)

Na postagem anterior vimos os primeiros 20 candelabros e lustres  em seguida mostrei mais 20 idéias de lustres a candelabros feitos de materais reciclados e reaproveitados.

Mas você já percebeu que o meu objetivo não é ficar somente  te mostrando idéias bacanas, mas principalmente te motivar a colocar literalmente aito mão na massa.

Essa postagem tem o passo-a-passo, para você mesmo fazer sua a experiência reciclando e criando uma peça útil, bonita e barata (para não dizer de custo zero), e incrementar a decoração da sua casa.



Materiais
  • Uma cúpula (pode ser reaproveitada também, é claro), o ideal é que seja em forma de sino (para que as camadas de pastilhas tenham caídas e profundidades diferenciadas, tipo uma cascata);
  • Muitas embalagens translúcidas de plástico mais flexível. Nestas fotos foram usadas embalagens de leite que eram as que a autora tinha a mão,  a Titti, mas você pode escolher embalagens do produto que melhor lhe aprouver, desde que sejam translúcidas;
  • Tesoura ou estilete;
  • Lápis ou caneta esferográfica;
  • Linha de bordado, crochê ou de nylon (no modelo foi usada linha metalizada prateada, porque era a que a autora também tinha à mão);
  • Agulha do tipo usado em tapeçaria;
  • Arame fino para fixar a peça numa luminária ou num ponto de luz já existente no ambiente.
Modo de fazer
  • Lave bem as embalagens com água e sabão removendo rótulos ou adesivos.
  • Começe recortando a embalagem com uma tesoura ou estilete (com cuidado para não se machucar. Se puder use uma luva), evitando usar as partes da embalagem com dobraduras e curvas acentuadas como as do fundo, do gargalo e alças, se houver.
  • Se suas rodelas saírem um pouco curvadas ou enrrugadas, não tem problema. O resultado final vai ser um lustre mais orgânico, com mais movimento, o que é interessante;
  • Recorte rodelas (muitas, muitas e muitas) das embalagens. Pode usar um copo, um pote de virdro,etc. como molde, para as rodelas ficarem todas do mesmo tamanho. tentando espremer o máximo possível  para dar o maior número de rodelas. Aqui elas tem aproximadamente 5 cm de diâmetro, mas fica a seu critério.
  • Faça 2 furinhos, um emcima e outro embaixo de cada rodela com ajuda de um prego ou mesmo de uma agulha grossa e reserve-as num saco plástico, só para manter tudo organizado;



  • Com a linha bem cumprida enfiada na agulha passe pelo furinho das rodelas dando sempre um nó simples após cada furo para a rodela não sair do lugar. Cada fio de rodelas pode ter 60, 70 ou 80cm de cumprimento. A autora do lustre usou 9´rodelas em cada fio, mas cabe você decidir a altura que vai ficar melhor no ambiente que vai instalar seu lustre reciclado. Repare que em cada fio, ficou propositalmente um restante de linha, que da um ar ainda de leveza e graça à peça.
  • Quanto mais fios de rodelas fizer, mais bonito fica o resultado, pois vai impedir que a armação da cúpula e a lâmpada sejam vistas e que a luz ofusque a visão das pessoas.
  • Quando tiver um número considerável de fios prontos pegue a cúpula de cabeça para baixo e amarre os fios no aro e dando nós. Amarre-os por toda a circunferência, no aro de maior diâmetro. Posicione-os bem próximos uns dos outros e vá avaliando se o resultado vai agradar.
  • Depois desvire a cúpula e faça o mesmo prodecimento anterior. Uma dica legal, é você procurar amarrar os fios neste aro da cúpula de modo que eles não fiquem alinhados aos do aro anterior. O resultado final fica melhor.

 Você pode adaptar a cúpula (de cabeça para baixo), num globo existente se tiver a sorte das circunferências entre ambos coincidirem, ou pode simplesmente usar os arames finos para fixar o lustre direto na caixa de luz existente no teto.






O resultado final é uma cascata de rodelas e fios em duas camadas distintas, que balançam suavamente com qualquer brisa e que ninguém vai advinhar do que foram feitas
Se apagado é bonito, aceso é mais ainda!
Faço questão de ver seu lustre pronto. Mande-me uma foto para publicar no Blog.

Ah, ia me esquecedo de contar que tem mais um passo a passo que é de um lustre feito com forminhas plásticas de gelo pra você fazer!




6 comentários:

Rita Lameirão disse...

Minha querida Lecy, você e essas idéias maravilhosas! Puts! Por que o dia só tem 24 horas?
Não precisa nem dizer que eu quero essa luminária, né?!
Bom, plástico aqui é o que não falta - lembra do maravilhoso mundo das pets, né?
Então vou pensar em cortar um zilhão de rodelinhas e fazer... O que acha de colocar naquele corredor entre a sala e a copa?
Te mostro assim que fizer... Sabe que vai demorar um pouco?
Adorei essa idéia e vou fazer! pronto!
Te amo! Beijos!

Rita Lameirão disse...

Outra coisa, queria dar uma sugestão para postagens futuras... Forro de casas do tipo ecológicas, reaproveitáveis e que dê para fazermos sem chamar ninguém.
Pensei em um forro com esteira. Será que daria certo?
Bom, deixo para você, que é a especialista pensar e falr depois, quando der, tá?!
Beijos

Lecy C. Picorelli disse...

Oi Rita,
Fico muito, muito contente mesmo com comentários como o seu, que elogiam e ainda sugerem assuntos interessantes.

Acho que o lustre de rodelas plásticas vai ficar um luxo naquele corredor!
Ó, estou preparando outros "Faça você mesmo" de lustres, para deixar muitas e muitas casas iluminadas, a custo zero ou bem baixo. Aguarde!

Adorei a sua sugestão sobre forros ecológicos. Execelente! Pode ser útil à muitas pessoas, que têm que superar o problemas com temperaturas nos ambientes.
Já comecei a trabalhar e logo publico aqui no Blog as alternativas que conheço.

Uma chuva de beijos para você!!!

marcia disse...

amiga que coisa mais linda!!!!
Eu queeeeero!
parabéns, seu blog está um espetáculo! bj

Lecy C. Picorelli disse...

Oi Marcinha,
Que prazer maravilhoso te receber aqui!!! Ainda bem que veio pra ficar.
Muito obrigada pelo elogio.
Eu também adoro tudo isso e adoro ainda mais quando vocês também adoram e se motivam a fazer. Porque nós sabemos, espertas que somos, que o "lixo" pode perfeitamente virar luxo!

Milhões de beijos,

Unknown disse...

Fiz um pequeno, pois minha sala não é alta... achei que ficou bonito, mas não encontrei o teu email pra mandar um
a foto. Amei as tuas idéias. bjs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...