13 de mai. de 2011

Que materiais usar numa construção ecológica? Parte I

A construção de uma casa nova gera uma despesa enorme para o planeta.

Para se ter uma idéia, a construção de 1,7 milhões de casas com estruturas tradicionais de madeira, aço e concreto consome a mesma quantidade de energia que o aquecimento e a refrigeração de 10 milhões de casas por ano, de acordo com a Sociedade de Pesquisa sobre Materiais Industriais Renováveis.

De todas as atividades praticadas pelo ser humano, a construção civil é uma das que mais impactam no meio ambiente.



No Brasil aproximadamente 40% da extração de recursos naturais têm como destino a indústria da construção.
Fora isso, 50% da energia gerada serve para abastecer o funcionamento dessas edificações e 50% dos resíduos sólidos urbanos vêm das construções e de demolições.
É uma conta assustadora, concorda?
Só de saber que boa parte desses recursos mal empregados nas construções acabam desperdiçados  e vão parar direto nos lixões, aterros e até em ruas das cidades em forma de entulho, penso em quanto dinheiro vai virando literalmente lixo!

Todo esse impacto torna cada vez mais necessário se construir com materiais ecológicos e sustentáveis!
Isso se consegue através inicialmente,  de dois tipos de materiais construtivos e suas respectivas técnicas construtivas, a saber: 
1 - Materiais naturais de fontes renováveis;
2 - Materiais ou produtos industrializados reciclados ou reutilizados.

A partir daqui, vou iniciar no Blog uma Nova Série de artigos e postagens a respeito desses materiais e técnicas. Vamos começar falando do Adobe. Clique aqui para saber o que é.

Espero que você goste do que estou preparando e que acompanhe bem de perto o "andar dessa carruagem"!

Licença Creative Commons
A obra Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução de Lecy C. Picorelli - Bioarquitetura e Bioconstrução foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://lecycpicorelli-bioarquitetura.blogspot.com/p/contato.html.creative

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...