15 de set. de 2011

Sua terceira pele está saudável?

Pára pra pensar nos 3 tipos de peles que nos protegem das ações e agressões do ambiente externo diariamente, como o sol, raios UVs, calor ou frio excessivo, chuva, humidade ou secura demais, ventos; dos agentes químicos, físicos e de micro-organismos nocivos, como bactérias, fungos, micróbios e por aí vai…
A primeira delas é a epiderme, com a qual já viemos equipados de fábrica. Smiley piscando
A segunda, são as roupas que escolhemos vestir.
E a terceira são os ambientes que habitamos – nossas casas, apartamentos, salas, prédios e edifícios.
Responsável por manter o equilíbrio do nosso meio interno, um dos principais mecanismos da pele para nos proteger são os poros. É através desses minúsculos furinhos e sua maravilhosa função reguladora, que ocorrem as trocas de ar, gases, água e calor para dentro e para fora do nosso corpo, ora absorvendo, ora secretando. Equilibrando a temperatura e outras funcionalidades do nosso organismo. Perfeito não é?!

Os tecidos das roupas e as demais peças do vestuário, como chapéus e calçado,s conforme o material que são feitos também tem “poros” e servem para nos proteger.
Imagine o que seria caminhar em areias escaldantes descalço ou estar num frio de menos 20 graus sem ao menos um gorrinho cobrindo a cabeça e as orelhas …ui… dá arrepio só de pensar!

Pois bem, depois desse preâmbulo façamos a analogia: Imagine as paredes, telhados e fundações das nossas habitações como a nossa terceira pele.

Elas também desempenham funções de abrigar e proteger, promovendo o equilíbrio entre o que está do lado de fora com que está em seu interior fazendo trocas de ar, humidade, gases e etc., donde se pode concluir que as paredes, muros, painéis e alvenarias desempenham um papel parecido com o da epiderme em si; os revestimentos e materiais de acabamento como tintas, vernizes etc., são como as roupas, o telhado como chapéu e as fundações como calçado.

Quando esses elementos construtivos não estão saudáveis, a saúde dos moradores também é afetada.
Donde se conclui que o perfeito funcionamento da(s) nossa(s) peles (s) é diretamente proporcional a manutenção da nossa saúde, correto? Correto!.

Isto é:
1) Pele mais saudável = Alimentação saudável + hidratação + sol moderado + exercícios físicos…
2) Roupa mais saudável = tecidos de fibras naturais = proteção + ventilação + conforto…
3) Casa mais saudável = Usando tintas ecológicas a base de terra ou então as que são a base de cal e pigmentos naturais  e adotandos minhas 26 dicas da casa mais sustentável: sem quebra-quebra
Por hora, dá só uma olhada nesse artigo no Blog da Alergia. Tem um bocado de coisa sobre o tema que eu acho você vai gostar de saber.
Em tem ainda a Síndrome da Casa (Edifício) Doente e você também pode aprender a diagnosticar, tratar e curar. Mas isso já é papo pra uma outra série de artigos aqui no blog. É só ficar ligado!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...