30 de jun. de 2011

Construção de terra: Parte 2.3 - Clipe inspirador

Quero fechar o ciclo dessa série de postagens sobre o papel do tijolo de adobe na construção que começamos a falar aqui e fazer a pergunta que não quer calar.

Porque afinal, deixamos de usar a terra para construir?

Desde 10.000 anos atrás a humanidade vinha utilizando os materiais que tinha ao seu alcance, como principalmente a terra, para construir as suas moradias. Mas de 100 anos para cá essa matéria prima natural foi sendo substituida pelos materiais industrializados. 

Shiban no Yemen

A publicidade moderna nos levou a crer que somente uma casa de cimento seria mais durável, mas essa publicidade não falou de quão insalubres são as paredes que não absorvem a humidade, que não são termicamente eficientes e nem sobre o impacto ambiental derivado da fabricação e da comercialização dos materiais "modernos". 

25 de jun. de 2011

Construção de terra: Parte 2.1 - Vídeo das Adobeiras Colombianas

Como já dizia o grande Zico: "Quanto mais treino, melhor fico", fazer adobes também é uma questão de prática, como aliás quase tudo na vida.

Foi com trabalho e paixão que povos inteiros construíram cidades e monumentos incríveis com essa técnicas construtiva milenar.

Já mostrei um vídeo muito legal com a produção de adobes para a construção de um domo.
Assista aqui nesse vídeo que trago agora, a destreza sensacional dessas duas mulheres produzindo adobes na Colômbia.

Essas sim, são Adobeiras com A maiúsculo!


23 de jun. de 2011

Construção de terra Parte 2.2 - Fôrmas para Adobes

Como falei no artigo sobre adobes, há uma infinidade de tamanhos e modelos de fôrmas para padronizá-los.
Veja aí embaixo alguns exemplos.

 

 
Aqui tem a famosa fôrma colombiana usada para paredes curvas e cúpulas, fôrmas retangulares individuais e uma dupla e uma outra fôrma famosa, a africana.

 

21 de jun. de 2011

Construção de terra: Parte2 - Adobe

O ponta-pé inicial da nova série a respeito das construções de terra é sobre o Adobe.
João de barro e sua obra - mascote dos bioconstrutores!
Adobe é uma técnica que produz artesanalmente um material de construção a base de terra crua, usado a milênios em diversas partes do mundo em moradias, monumentos, igrejas e em cidades inteiras, usando-se formas bem reforçadas

Há inclusive várias referências na Bíblia sobre tijolos de barro cozidos ou tijolos de terra crua com palha, amassados com os pés.

Ancient Bam . cidade erguida com adobe no Irã.

20 de jun. de 2011

Recicle e multiplique o prazer de beber um vinho neste inverno

Amanhã, dia 21 de Julho, tem início oficialmente o inverno aqui no Brasil.


A boa pedida nesse friozinho, que já chegou, é um bom vinho e aproveitar para multiplicar esse prazer com as idéias de reciclagem abaixo.

18 de jun. de 2011

Construção de terra: Parte 1

Dentre os materiais mais utilizados nas construções ecológicas e sustentáveis estão os do grupo provenientes de fontes naturais, como a própria terra, o barro, que não é renovável, mas é reutilizável.

Simon Dale House, feita de pedras, troncos de árvores caídas e terra, coberta com vegetação


















Construção de terra, arquitetura de terra crua e etc. são algumas das denominações genéricas das construções, cujo principal material empregado é o solo in natura, sem passar pelo processo de cozimento (queima).

O que faz muito sentido, pois já que uma das idéias centrais da bioconstrução é priorizar a utilização de materiais abundantes no local da obra, nada mais coerente para erguer uma construção, do que usar a própria terra escavada para as fundações, o que sempre resulta num bom volume, além da que for gerada nas escavações para piscina, lago, espelho d´água, cisterna, caixa de gordura, fossa e etc., que acrescentarão mais uma grande quantidade de barro, bem ali, dentro do seu terreno.
Mesmo que toda a terra gerada no local, através das escavações, não seja suficiente para toda a  construção, pode-se comprar a matéria-prima - o barro, das imediações de sua obra à preços até bem bem acessíveis.

Alvenaria de Taipa de pilão - Terra comprimida
Composição do solo:

16 de jun. de 2011

Ajude com seu abraço a construir escolas de PETs!

Com apenas um abraço seu, em forma de clique, você entra numa campanha mundial que está ajudando a construir escolas de garrafas pet para pessoas carentes na Guatemala.


Para ajudar é muito fácil e não custa nada!!!




Basta acessar o site da ONG Hug It Forward  e clicar, para cair $1 na conta que vai ajudar na construção.
Qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo pode se cadastrar no site para contabilizar seus abraços e ajudar a instituição.


15 de jun. de 2011

Brasileiros pensam ecologicamente?

O Ministério do Meio Ambiente fez uma pesquisa para identificar comportamentos, opiniões e atitudes dos brasileiros, que demonstrassem sua maior adesão e pró-atividade no que tange à proteção do meio ambiente e à adoção de hábitos de consumo mais responsáveis e conscientes.
Da lista sugerida de ações ecologicamente corretas que a população se disporia a vestir a camisa no dia a dia, três tiveram maior adesão:

9 de jun. de 2011

Grátis! Oficinas de Tintas Ecológicas - Anota aí na agenda.

Trago boas novas!
A convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (Semaap) e da Prefeitura de Itaguaí/RJ, vou ministrar novamente na Expo desse ano as Oficinas Gratuitas de Tintas Ecológicas


O sucesso das oficinas no ano passado foi tanto, que até a TV Brasil registrou.


As aulas vão acontecer nos dias 01 e 02 de Julho, das 14:30 as 18:30, na área permanente da Semaap, dentro do Parque de Exposições da Expo, no Centro de Itaguaí.


8 de jun. de 2011

Móveis feitos de malas reaproveitadas e recicladas - Parte 2

Já vimos na Parte 1 uma coleção inacreditável de sofás, cadeiras, poltronas, e banquetas feitas de malas reutilizadas e recicladas.

Agora vou te mostrar o que mais é possível fazer para você dar uma nova função àquela sua malinha surrada e antiquada, que até perigou ser descartada.
Olha só que soluções bacanas!

Fixada na parede, a maleta de mão azul ganhou espelho de aumento, gavetinhas, prateleiras, ganchos para jóias ou bijux e lâmpadas. Virou um armário para maquiagem!

7 de jun. de 2011

Móveis feitos de malas reaproveitadas e recicladas - Parte 1

Uma mala atiça imediatamente o desejo de viajar em todos nós e também conserva um certo poder nostálgico, guardando tantas recordações dos lugares por onde passamos e das pessoas com quem estivemos.


Nessa nossa viagem pelo universo dos móveis feitos com materiais e objetos reciclados e reaproveitados nos deparamos com essas poltronas, cadeiras, sofás e banquetas feitas com malas e vasiles antigas.


E vai que você tem uma parecida em casa e resolve começar as suas próprias criações, aqui na Parte 2 você encontra outros tipos de móveis feitos com mais malas antigas.


O estilo vintage fica claro a primeira vista nessas peças.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...